Joaquim, escrito em Hangul (한글).
O Hangul é a escrita da língua Coreana e é usado por 75 milhões de pessoas no mundo. Foi criado deliberadamente por um grupo de estudiosos e promulgado em 1446 pelo Rei Sejong da Dinastia Joseon. Ele que encomendou o trabalho. Composto como alternativa aos caracteres chineses, é muito mais fácil de aprender e usar que o Hanja.
O Hangul é visualmente interessantíssimo e sua estrutura em blocos torna-o especialmente propício à experiências gráficas.
As fontes criadas especialmente para o 한글 são de uma engenharia admirável e algumas são muito bonitas. Escolhemos a simpática JJ쥬키니 da JikjiSoft.
Os sons não tem correspondência exata no Português mas é fácil aproximar os sons das sílabas coreanas aos das sílabas dos nomes próprios. Joaquim pode ser escrito como: 조, 아 e 킴, que resulta numa pronúncia diferente, algo como "Djô-á-kim", mas que é suficiente pros nossos propósitos.
한글 > Experiência
É complicado aprender Coreano?
O início parece promissor já que o alfabeto tem uma construção lógica clara: é fácil aprender a ler e a escrever as sílabas. No entanto, a pronúncia é complicada e temos de começar um léxico todo novo.
Onde aprender?
Youtube
A facilidade das coisas no Youtube é sempre impressionante. Podcasts, aulas e streams são inúmeros.
Cursos online
É possível fazer cursos pagos facilmente encontrados no Google. Existem até cursos gratuitos.
Cursos livres
Cursos com certificação e diversas categorias. Um exemplo é o curso livre do Senac.